Animais de companhia – Fotografias

No HPE do sábado passado recebemos a Ana Ferreira, o Miguel Bispo e a Joana Carrilho da ADACA – Associação de Defesa dos Animais do Concelho de Abrantes.

A Ana e o Miguel falaram-nos sobre o trabalho da ADACA na garantia do respeito pelos direitos dos animais não só em Abrantes, mas também nos concelhos limítrofes de Constância e Sardoal. Apesar do abandono de animais ser crime, os abandonos continuam a ser uma triste realidade. Depois existem os animais roubados ou perdidos. Muitos deles, quando são encontrados estão doentes, magoados, com feridas bastante feias provocadas por armadilhas ou acidentes…

Ao gerir o Canil/Gatil intermunicipal a ADACA garante que os animais acolhidos não são em circunstância alguma abatidos, assumindo a responsabilidade pelo bem-estar dos animais findo o período de responsabilidade das câmaras municipais. Tal implica o tratamento médico dos animais, a sua alimentação, passeios e mimos, para além da limpeza diária do espaço do canil. Depois, através de campanhas de sensibilização e um contacto muito próximo com a população, os voluntários da ADACA esforçam-se por encontrar famílias dispostas a adoptar os animais, certificando-se ao mesmo tempo que estas reunem condições para tal. É um trabalho voluntário, sem horários e que implica responsabilidade e dedicação contínuas.

A Ana e o Miguel tiveram ainda tempo para nos dar alguns exemplos de como os animais podem, em contrapartida, aliviar o stress e melhorar a qualidade de vida dos humanos, ou auxiliar pessoas invisuais, surdas ou portadores de deficiencia motora ou intelectual.

A Joana Carrilho, que é médica veterinária, também é voluntária, prestando cuidados de saúde aos animais no canil. Falou-nos sobre as principais doenças que afectam os cães e gatos, vacinação e outros conselhos relativos à saúde dos nossos animais de companhia.

Foi mais uma vez um serão animado, informativo e de partilha de experiências. Agradecimentos aos três oradores.

IMG_4779

IMG_4786

IMG_4790

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s